Estudo de viabilidade técnica para a reutilização de Polietileno Tereftalato (PET) residual em substituição ao agregado miúdo no concreto

Alejandro Salazar Guerra, Elórah Regina Diniz Rocha, Juliani Yukie Okabayashi

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do concreto com substituição parcial do agregado miúdo por Polietileno Tereftalato (PET) e, a sua viabilidade técnica dentro da obra. A partir da revisão bibliográfica e das experiências em laboratório, (seguindo as normas brasileiras), houve a determinação granulométrica da areia fina e média e a fibra de PET afim de verificar as características semelhantes da fibra com um dos respectivos agregados, para posterior substituição deste. Em seguida, ainda em laboratório, foi feita a moldagem, cura, retífica e rompimento dos corpos de prova. Diante dos resultados anotados, observa-se que em pequenas porcentagens de fibras de PET no concreto, há melhora efetiva deste material para seu uso no concreto, porém não sendo recomendado o seu emprego em concretos com funções estruturais.


Palavras-chave


Fibras de PET. Concreto com PET. Construção sustentável. Reutilização do PET. Concreto sustentável.

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALMEIDA, Marconi Oliveira de et al. Uso de areia de PET na fabricação de concretos. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia e Resíduos e Desenvolvimento Sustentável 2004, Florianópolis, Livro de Resumos, São Paulo, ICTR, 2004. P.39.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA PET (ABIPET). 9º Censo da Reciclagem de PET no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9479 – Câmaras úmidas e taques para cura de corpos-de-prova de argamassa e concreto. Rio de Janeiro, 1994.

______. NBR 248 – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 5739 – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2007.

______. NBR 5738 – Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro, 2015.

BETIOLI, Andrea Murilo et al. Degradação de fibras de PET em materiais à base de cimento portland. Anais: X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. São Paulo, 2004.

CÂNDIDO, Luis Felipe; BARRETO, José Maurício Lima; CABRAL, Antônio Eduardo Bezerra. Avaliação de blocos de concreto produzidos com PET reciclado. Anais: XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Maceió, 2014.

CANELLAS, Susan Sales; D’Abreu, José Carlos. Reciclagem de PET, visando a substituição de agregado miúdo em argamassas. Dissertação - Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo IBGE 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.

JOHN, Vanderley Moacyr. Reciclagem de resíduos na construção civil. 113 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia de Construção Civil – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MARAGON, Ederli. Aspectos do comportamento e da degradação de matrizes de concreto de cimento portland reforçados com fibras provenientes da reciclagem de garrafa pet. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2016.

MENESES, Ilzenete Andrade. Avaliação de concreto com adição de fibras de PET submetido a altas temperaturas. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

MILHORANCE, Flávia. Base da construção civil, areia é um dos recursos mais valiosos e explorados do mundo. O Globo. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/base-da-construcao-civil-areia-um-dos-recursos-mais-valiosos-explorados-do-mundo-14960573>. Acesso em: 20 out. 2016.

OLIVEIRA, Marta. Pesquisa inédita e exclusiva revela cenário do mercado brasileiro de concreto. Associação Brasileira de Cimento Portland, São Paulo, ago. 2013. Disponível em: < http://www.abcp.org.br/cms/imprensa/noticias/pesquisa-inedita-e-exclusiva-revela-cenario-do-mercado-brasileiro-de-concreto/ >. Acesso em: 07 nov. 2016.

SILVA, Janaina Salustio da. Estudo de concretos de diferentes resistências à compressão quando submetidos a altas temperaturas sem e com incorporação de fibras de politereftalato de etileno (PET). 148 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n3.35-40

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 MIX Sustentável